Cardápio de inverno: como harmonizar caldos e vinhos?

As temperaturas mais baixas são um convite para o cardápio de inverno e comidas quentes e aconchegantes, que proporcionam aquecimento e sabor aos dias mais frios. Nessa época do ano, uma das combinações mais gostosas aqui no Sul é consumir caldos acompanhados de vinhos, bebida que também ajuda a esquentar o corpo. Pensando nisso, a Libel preparou este conteúdo com algumas dicas sobre harmonização de caldos e vinhos. Acompanhe!

Caldos Adocicados

Para caldos e cremes com sabores adocicados, como os feitos com abóbora, moranga, cenoura ou beterraba, a dica é harmonizar com vinhos tintos de corpo médio, não muito estruturados, com taninos maduros e acidez equilibrada. Um bom exemplo para harmonização seria um Shiraz, vinho versátil, mas envolvente, que proporciona destaque ao sabor dos legumes.

Caldos Apimentados

Se a escolha do cardápio de inverno for um caldo mais picante, feito com ingredientes condimentados, linguiça defumada ou bacon, como é o caso do brasileiríssimo caldinho de feijão ou da sopa de lentilhas, o ideal é harmonizá-los com um vinho leve com boa acidez. No caso dos tintos, você pode optar por um Carmenére chileno. No caso de um branco, escolha algum que passe por um período de amadurecimento em barricas de carvalho, conferindo um toque amadeirado à bebida.

Caldos Leves

Para sopas que tenham caldo mais líquido, preparadas com legumes não processados, frutos do mar ou que usem temperos com caldos de frango ou carne, a dica é harmonizar com vinhos leves. Os tintos podem ser um Pinot Noir ou um Merlot. Já para brancos ou rosés, escolha versões mais frutadas.

Importante lembrar que uma das dicas de ouro da harmonização é combinar o corpo do alimento com o corpo da bebida. Assim, para caldos mais leves, vinhos menos encorpados; para caldos mais intensos, os vinhos também podem acompanhar essa intensidade. Outra dica excelente é escolher vinhos com bom teor alcoólico, pois eles resistem com melhor facilidade a temperaturas mais altas, além de combinar melhor com a textura e intensidade dos sabores presentes nos pratos.

Gostou das nossas dicas? Qual a sua combinação favorita de caldos e vinhos? Compartilhe conosco nos comentários. A Libel adora ouvir você! Para mais conteúdos como este, continue acompanhando nosso blog


Leia também: OUTONO: COMO TORNAR A SUA CASA MAIS ACONCHEGANTE