Como trabalhar com plantas na decoração do seu apartamento

Morar em um apartamento já não é mais desculpa para evitar a entrada de plantinhas no seu lar. Existem plantas para os mais diversos ambientes, climas e que se adaptam bem à ausência de luz. Neste post, a Libel ajuda você a descobrir como trabalhar com plantas na decoração para usar e abusar da natureza no seu apê. Confira!

Na sala de estar

Para quem não tem pátio ou sacada no seu apartamento, a sala de estar costuma ser o cômodo mais ocupado pelas plantinhas. E, realmente, esse é um ótimo espaço para as plantas, pois costuma ser espaçoso, bem iluminado e arejado.

Para a sala de estar, aposte em plantas e folhagens maiores!

Zamioculca

A zamioculca é uma das plantas mais versáteis de se ter dentro de casa. Ela é superadaptável e precisa de pouca água para crescer.

Jiboia

Ao contrário da zamioculca, a jiboia precisa de bastante água e contato direto com a luz do sol, devendo ficar próxima a janelas. É uma planta trepadeira de energia verdejante.

Bambu da sorte

Além de ser uma planta lindíssima, o bambu da sorte traz boas energias para a casa, segundo o Feng Shui. É uma planta fácil de cuidar, mas que deve ser regada com frequência e que precisa ficar em um ambiente iluminado, porém, sem exposição direta ao sol.

No seu quarto

O quarto é nosso refúgio, nosso local de descanso e também é um cômodo que merece a presença de plantas. Segundo a filosofia do Feng Shui, a presença de plantinhas no quarto atrai boas energias e torna o ambiente mais alegre.

Lavanda

A lavanda é uma das plantas favoritas para se usar no quarto. Aqui no Brasil, é mais comum encontrar a alfazema, que é da mesma família e é melhor adaptável ao nosso clima. Ela é uma planta aromática suave, excelente para acalmar a ansiedade antes de dormir. Não precisa de muita água e não deve estar em contato direto com o sol. E um bônus: você ainda pode usá-la para fazer chás e aromatizar outros ambientes.

Espada-de-São-Jorge

A espada-de-São-Jorge é uma planta reconhecida por purificar o ar. Logo, é perfeita para o quarto, já que limpa o ambiente, permitindo que você tenha um sono realmente reparador. Essa é uma planta que não necessita de muitos cuidados, resiste a diferentes climas e, apesar de precisar de bastante luminosidade, esse aspecto pode ser cumprido pelas luzes artificiais de dentro do apartamento.

No banheiro

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o banheiro também é um ambiente onde você pode criar belas plantas. Existem boas variedades de plantas que se adaptam ao cômodo úmido e fechado, então não há desculpas!

Cactus e suculentas

Os cactus e as suculentas, no geral, são perfeitos para o banheiro. Por serem acostumadas à exposição indireta do sol e necessitarem de pouca água, suas plantas vão se sair muito bem no banheiro — rega-as uma vez ao mês, pois o resto da água será absorvido da umidade do cômodo.

Kalanchoe

Também conhecida como flor da fortuna, a kalanchoe é uma planta muito fácil de cuidar. Tem suas folhas suculentas e resiste bem ao calor, não precisando de muita água. A recomendação é que a planta receba, entretanto, banhos de sol vez que outra, para manter suas folhas com cores vibrantes.

Dinheiro-em-penca

Diz-se que a dinheiro-em-penca atrai boa fortuna, então trate de cuidar bem dela. Perfeita para criar uma espécie de jardim suspenso no banheiro, a planta precisa de luminosidade baixa e que seja regada periodicamente, de acordo com a temperatura e a umidade.

Na cozinha

Para a cozinha, é legal trabalhar com plantas menores e que não ocupem muito espaço. E a dica é optar por temperos e ervas, que além de embelezarem o ambiente, ainda poderão ser utilizados nas suas receitas!

Pimenta vermelha

A pimenta é uma planta que deve ter seu próprio vaso, pois suas raízes se expandem. Deve ser regada apenas no solo e somente quando este estiver seco. Além disso, a pimenta é uma planta que gosta muito de luz, então a dica é deixá-la perto de uma janela.

Jardim de ervas

Plantas como salsinha, cebolinha e tomilho podem ser agrupadas em um mesmo vaso largo enquanto ainda forem mudas e podem criar um aspecto de jardim na sua cozinha. Essas plantas devem ser regadas diariamente — ou sempre que você notar a terra seca — e precisam de luminosidade constante.

Gostou das dicas da Libel Construtora? Para nós, a conexão com a natureza é muito importante. Por isso escolhemos o bairro Petrópolis para abrigar nosso mais novo empreendimento, o With. Conheça agora!