Férias: conheça destinos gaúchos para aproveitar
A época de férias é ideal para curtir um tempo de relaxamento e diversão com a família. E mesmo que você não consiga tirar muitos dias para descansar, isso não é desculpa para ficar em casa! Existem muitas cidades do estado que podem ser um ótimo refúgio de férias, mesmo para viagens mais curtas. Quer ver só?! Confira a nossa lista de 4 destinos gaúchos para aproveitar nas férias, com direito a paradas inusitadas em cidades incomuns!
A 61 km de Porto Alegre: Sapiranga
No coração do Vale dos Sinos, a cidade das rosas Sapiranga espera por todos que buscam belas paisagens, boa gastronomia e aventuras.
Uma das opções mais badaladas é o Morro Ferrabraz, que fica localizado no centro da cidade, a uma altura de 779 metros, de onde é possível ter uma das vistas mais belas do Rio Grande do Sul. Do alto do morro, além de curtir a paisagem, é possível viver a aventura do voo livre, asa-delta e paragliders, através de duas rampas em níveis diferentes que são mantidas pela Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL). Para mais informações, acesse o site.
Ainda no Morro Ferrabraz, é possível viajar um pouquinho na história do município com um passeio pelos Caminhos de Jacobina, onde é explorado o histórico episódio dos Mucker, além de paisagens marcantes, como a trilha da Pedra Branca da Jacobina.
Balneários e trilhas não faltam na região. Entre os mais populares, estão a Reserva Ecológica Picada Verão (anteriormente conhecida como “Sítio da Família Lima”) e o Camping da Família Deberofski, onde já aconteceram edições do festival Morrostock.
A 112 km de Porto Alegre: Garibaldi
Subindo a serra, com apenas 1h40 de estrada, você chega a Garibaldi. A cidade serrana é a capital brasileira do espumante, e este é apenas um dos motivos para amar a viagem.
Há muito para se ver na região, por isso nossa dica, principalmente se você for viajar com crianças, é aproveitar a chegada para fazer um passeio de Tim-Tim! O tour já acontece na cidade há mais de 20 anos e é realizado em um veterano de guerra, o caminhão GMC, de 1944, que foi reformado e adaptado para o transporte de turistas. No roteiro, que custa apenas R$ 10,00, você descobre algumas paisagens da cidade, acompanhado de um guia de turismo. Para mais informações, acesse o site.
E se você ficou empolgado com o Tim-Tim, espera para ouvir nossa próxima dica!
A imponente Maria Fumaça é um passeio imperdível para quem visita a cidade. A Estação Férrea de Garibaldi é a segunda parada do trajeto total de 23 km do trem, que inclui as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. À bordo da Maria Fumaça, os passageiros viajam no tempo e podem apreciar o que de melhor a paisagem serrana tem a oferecer.
A gastronomia italiana é outro atrativo da região. Na Estrada do Sabor, você terá a oportunidade de mergulhar na cultura local ao passear pelas propriedades de 5 famílias tradicionais. Prepare-se para caminhar pelos vinhedos, degustar vinhos elaborados, provar deliciosos pães assados no forno à lenha, geleias, copas, salames — uma mesa sempre farta! Na estrada, está a famosa Osteria Della Colombina, um restaurante clássico, famoso pelo cardápio assinado e especialmente preparado por Odete Bettú Lazzari e suas 4 filhas. Aqui, você será recepcionado pelas deliciosas polentas brustoladas e salames, além da sequência de pratos, que conta com sopa de agnolini, saladas, massas, carnes e sobremesas típicas.
E não podemos nos esquecer do motivo pelo qual Garibaldi é conhecida: seus espumantes! Na Rota dos Espumantes, você mergulha nos mais de 100 anos de história que tornaram Garibaldi a capital dos espumantes. Entre as paradas do roteiro estão a Vinícola Peterlongo, criadora do primeiro espumante do Brasil, Cooperativa Vinícola Garibaldi e a francesa Moët & Chandon.
A 127 km de Porto Alegre: São Francisco de Paula
Subindo um pouquinho mais a Serra Gaúcha, você encontra o charmoso município de São Francisco de Paula, carinhosamente apelidada por seus moradores de “São Chico”.
Localizada nos Campos de Cima da Serra, a cidadezinha de 20.540 habitantes (segundo o Censo do IBGE de 2010) recebe, de braços abertos, os visitantes que buscam por um refúgio de descanso e contemplação.
A cidade é repleta de belezas serranas naturais, entre lagos, cascatas e parques, mas, sem dúvidas, um dos maiores atrativos de São Chico é o Parque das 8 Cachoeiras. O lugar é um passeio obrigatório quando se visita a região, pois conta com diversas trilhas, arborismo, rappel, escalada e, é claro, 8 cachoeiras incríveis para você conhecer — uma mais bonita que a outra. Para quem quer conhecer as cachoeiras, o parque disponibiliza 4 roteiros, de níveis fácil, médio e difícil, dependendo do tipo de aventura que você estiver procurando. A propriedade privada funciona diariamente, das 8h30 às 18h para visitas, mas conta com espaço de pousada para aqueles que preferem viver a experiência de forma mais intensa.
Se for visitar o parque, não esqueça de ir com roupas adequadas e sapatos para trilha, levar água e lanches. Se desejar mergulhar nas cachoeiras onde o banho é permitido, não se esqueça de levar roupas apropriadas. Para saber mais sobre as recomendações, acesse o site.
Um ponto turístico muito comentado é a Livraria Miragem, que fica em um prédio de 2.956 m², 3 andares e oito ambientes, entre seção infantil, seção adulto, sebo, pátio interno e salão de festas. A fachada é uma réplica do primeiro banco de São Francisco de Paula, datado de 1918. Próximo à livraria, você encontrará diversos restaurantes onde poderá saborear a culinária local. Nossa dica é experimentar a famosa empada de pinhão, que pode ser encontrada no Capitão Chaves Bistrô, que fica do ladinho da Miragem.
Se você pretende hospedar-se na região, há várias opções de lugares, entre pousadas e hotéis, que oferecem até mesmo spa. Embora seja bastante procurada por casais em lua de mel, é uma cidade perfeita para quem quer se desligar do mundo e realmente relaxar por alguns dias. Uma das hospedagens mais famosas é a Pousada Casa de Pedra, que conta com spa e fica próximo ao Lago São Bernardo, um dos cartões postais da cidade, sendo rodeada por Mata Atlântica e calmaria. Outra opção muito especial é a Pousada do Engenho, em meio à natureza, que conta com diversas cabanas, espaço de lazer e spa.
A 300 km de Porto Alegre: Minas do Camaquã
Agora, para quem deseja passar mais horas na estrada para explorar lugares não tão conhecidos do estado, nossa dica está a aproximadamente 4 horas de Porto Alegre.
Minas do Camaquã é um distrito de Caçapava do Sul, descoberto em 1865 graças às suas jazidas de cobre. Por muitos anos, a cidade foi conhecida pelas suas riquezas e exploração de suas minas. Porém, após o abandono dos empresários, acabou tornando-se um roteiro turístico. Atualmente, com cerca de 600 habitantes, a cidade chama a atenção por suas belezas naturais e todo o espírito de aventura que a cerca.
Para explorar as paisagens e a história local, há uma city tour guiada, que custa R$ 20,00, com um roteiro que conta com as minas subterrâneas, o poço do elevador, a mina a céu aberto e um lago com 110 metros de profundidade. O lago de um belíssimo azul turquesa ganhou essa cor por causa do minério de ferro das escavações. Lá, é possível fazer mergulhos aos sábados e, também, stand up paddle.
E, se é aventura que você busca, opções não faltarão! De canoagem na Barragem João Dias, que deságua no Rio Camaquã, a arborismo com uma vista privilegiada da paisagem e do Morro da Cruz, de onde você também pode descer de tirolesa, em uma queda de 1 km e 100 metros. Para mais informações, acesse a página do Minas Outdoor Sports.
Por ser uma cidade pequena, conta apenas com quatro opções de hospedagem. Entre elas, está o Minas Hotel e o Restaurante e Pousada Bellamina, com quartos aconchegantes para receber você depois de uma longa viagem ou de um dia recheado de aventuras.
Uma curiosidade de Minas do Camaquã é que a cidade atrai muitos visitantes que vão atrás do turismo ufológico, ou seja, aparições de OVNIs e até mesmo contato com seres extraterrestres. Segundo os estudiosos do tema, a região é propícia para aparições e uma das causas pode ser a composição mineral da cidade e de suas paisagens.
O que achou das dicas de viagem da Libel? Esperamos que você e sua família divirtam-se muito nestas férias!