Conheça as mulheres que fazem o With
Quando pensamos, pela primeira vez, no projeto do que seria o With — Inviting Home tínhamos como objetivo a fuga do comum e, inclusive, da nossa própria zona de conforto enquanto construtora. Por isso, antes de pensar em features e detalhes da estrutura, decidimos por trazer a opinião de quem mais importa: nosso público-alvo. Assim, nasceu o projeto de pesquisa do empreendimento, que trouxe insights fantásticos e resultou em um produto fora do comum. Entretanto, a pesquisa realizada foi apenas uma das ferramentas que utilizamos para chegar no objetivo almejado. Nada disso teria sido possível não fosse pela equipe de profissionais incríveis — e referências em suas áreas — que convidamos para nos ajudar nessa construção. Neste post, queremos apresentar a você quem são as mulheres que fazem o With.
Marilia Libel, Libel Construtora
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS, Marilia Libel seguiu os passos do pai e se apaixonou pela profissão desde cedo. Durante sua formação, estagiou, principalmente, na área de arquitetura de interiores, tendo passado, inclusive, pela Turquia em um escritório na área de restauro. Apesar disso, define sua formação como generalista. Em 2006, começou a estagiar na Libel e, após formada, tornou-se uma das arquitetas responsáveis pela empresa, ao lado de seu pai, Milton.
Dentro da Libel, Marilia é responsável pelos projetos arquitetônicos, além do acompanhamento dos clientes antes, durante e após a venda. Sua formação e experiência permitem que ela cuide dos projetos e da concepção dos empreendimentos. Quando chegou na Libel, Marilia teve bastante contato com a parte da obra, acompanhando a construção no canteiro e supervisionando o projeto como um todo. Dessa forma, é possível que ela tenha uma visão geral dos processos.
No With, Marilia cuida da parte de incorporação, que envolve a concepção do empreendimento e também sua construção de forma efetiva. Além disso, coordena os projetos das demais especialidades arquitetônicas, o que se relaciona com o trabalho de todas as mulheres que fazem o With, desde a pesquisa, criação do conceito e posicionamento até os projetos de arquitetura (como interiores, paisagístico e iluminação).
Thais Reali, Reali Hub for Innovation
Administradora de empresas formada pela UFRGS, Thais Reali seguiu os passos do pai e dos tios quando entrou na administração, mas foi na pesquisa de mercado e estratégia que encontrou seu próprio caminho. Já no segundo semestre da faculdade de Administração, entrou para a Empresa Júnior, onde se tornou diretora de projetos e conheceu, pela primeira vez, a pesquisa de mercado — antes mesmo de estudar o tema, que só viria no 8º semestre. Foi lá também que começou a “empreender”.
Em sua trajetória, passou por grandes empresas, como Gerdau e RBS. Prestes a se formar, sentiu que era inquieta demais para ficar em um lugar só e começou a considerar a possibilidade de abrir sua própria empresa. Como sempre carregou dois aspectos muito fortes na sua carreira, que são a questão do comportamento do consumo — e da pesquisa de mercado — e a parte da estratégia, Thais tentou começar pela consultoria, que une a pesquisa e a estratégia. Entretanto, sendo uma mulher de 25 anos na época, ela notou que o mercado não lhe proporcionava muito espaço para tal, sentindo certa dificuldade.
Foi quando passou a olhar para a sua especialidade em pesquisa de mercado e entendimento do comportamento do consumidor que percebeu que seria um caminho mais fácil a trilhar, pois se trataria de projetos mais curtos, possibilitando apresentar melhores resultados. Assim, nasceu a Reali Hub for Innovation, que já soma 16 anos de mercado, crescendo muito e entregando trabalhos com muita relevância e o diferencial de contar com um perfil como o da Thais, que é administradora, portanto pensa como o dono de um negócio, mas que também entende o consumidor. Dessa forma, Thais consegue deixar ambos os lados da equação satisfeitos.
Com presença forte no mercado imobiliário, um dos principais aspectos do trabalho da Reali é justamente o processo de cocriação, no qual o consumidor é trazido para dentro do projeto para poder desenhar, com a equipe, a melhor solução. Assim, Thais e sua equipe conseguem traduzir em serviços e produtos as necessidades do público-alvo. Foi exatamente isso que construímos, juntos, o projeto do With. Thais trouxe toda a sua experiência de mercado e entendimento das necessidades do consumidor para desvendar os anseios e vontades dos nossos clientes em potencial, traduzindo isso no conceito do empreendimento e no produto final que temos hoje.
“Eu sou administradora de empresas. Eu penso como o dono de um negócio, mas eu enxergo o comportamento do consumidor. Então, eu consigo ajudar, como empresa, a traduzir essas necessidades em produtos, serviços ou estratégias que realmente façam sentido, que sejam bons para os dois lados — não só pro negócio, rentabilizar e ganhar, mas para que, ao mesmo tempo, o consumidor também se sinta satisfeito com a compra.”
Sempre buscando se atualizar, Thais já passou pelos principais eventos de comportamento do consumidor e já visitou o Vale do Silício para mergulhar na inovação e trazer ensinamentos para cá. Além da Reali, ela também ministra cursos de Visual Thinking, na Descola, técnica que contribui no seu trabalho de cocriação. E não podemos deixar de mencionar o belíssimo trabalho que veio com os seus gêmeos, Nicolas e Thomas: Thais criou a primeira plataforma especializada para gêmeos e múltiplos do Brasil, a Me Two, que vem ajudando, tanto com informação quanto com serviços, as mães de gêmeos de todo o país.
Luciana Mutti de Morais, Vitamina Pesquisa
Luciana Mutti é psicóloga por formação, mas, desde a graduação, trabalhou com pesquisa. Formou-se em Psicologia pela PUC-RS, onde teve a oportunidade de ser bolsista de iniciação científica. No final de sua graduação, descobriu a pesquisa de mercado e se apaixonou — o que fez com que toda a sua formação seguisse nesse caminho. Com 15 anos de carreira em pesquisa de mercado, Luciana possui ainda pós-graduação em Marketing, pela UFRGS, especialização em Terapia da Família, pelo CEFI, curso de Formação de Planejadores, pela ESPM, além de estar fazendo pós-graduação em Design Estratégico, pela Unisinos.
Foi a curiosidade que a motivou a trabalhar com pesquisa. Luciana se define como uma mulher muito curiosa, ao mesmo tempo que é inquieta — gosta muito de mudar os ares, os temas e se entregar ao estudo. Para ela, o pressuposto fundamental para um bom pesquisador é a curiosidade.
Em 2006, fundou a sua própria empresa de pesquisa de mercado, a Vitamina Pesquisa. Na época, Luciana estava se formando em Psicologia e estagiava em uma empresa do ramo, para a qual havia sido contratada, porém a empresa acabou fechando devido à mudança da dona para São Paulo. Observando a necessidade de empresas de pesquisa que pensassem de forma mais criativa e arejada em Porto Alegre, Luciana abriu seu próprio negócio.
“Eu vi uma oportunidade. Então, foi muito por acaso. Eu nunca imaginei ter uma empresa de pesquisa. Acabou acontecendo por destino, mesmo.”
Para participar do projeto do With, Luciana foi convidada pela Thais, que estava cuidando do posicionamento e planejamento do empreendimento. Trazendo sua sensibilidade para o projeto, Luciana foi chamada para ir a campo. Em um momento em que nós, da Libel, estávamos com o projeto de um empreendimento de dois dormitórios no Petrópolis, a pesquisadora foi buscar respostas para questionamentos como:
- As pessoas que estão nessa busca de um imóvel de dois dormitórios nessa região? O que elas estão buscando?
- O que este bairro significa?
- Quais são as características deste contexto de compra?
- O que diferencia um empreendimento do outro?
Com uma ideia na cabeça, ela mergulhou com muita sensibilidade nesse contexto de compra, a fim de trazer não somente as características do produto, mas principalmente, desvendar a motivação simbólica que movia as pessoas até aquele bairro.
Marina Frigeri, Studio FOS
Marina Frigeri é formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS. Durante os dois últimos anos da faculdade, entrou para o ramo da iluminação. Graças a um estágio no qual só trabalhou com projetos luminotécnicos, descobriu que realmente gostava dessa área da arquitetura. A descoberta a levou até Milão, na Itália, onde teve a chance de fazer sua especialização em Design e Tecnologia da Luz, pelo Politecnico di Milano. Lá, trabalhou por 4 anos no setor de iluminação em uma das maiores fabricantes da Europa. Após 5 anos de experiência, retornou ao Brasil para abrir o Studio FOS.
Com 17 anos de carreira, sendo 12 deles na área de iluminação, Marina fundou, em 2012, o Studio FOS — um escritório especializado em projetos de iluminação arquitetural. Nele, Marina e a sócia Marília Saccaro desenvolvem projetos que procuram valorizar através da iluminação todos os elementos projetados, tanto no que diz respeito à arquitetura quanto à parte de interiores e paisagismo. Dessa forma, as arquitetas tentam integrar a luz aos elementos da arquitetura sem, necessariamente, que ela se torne o foco principal.
Marina decidiu se tornar arquiteta porque tem paixão por poder transformar os espaços — causar melhorias, não somente em espaços construídos, mas também em espaços abertos. “Eu acho que a gente tem muita influência das nossas atitudes, do nosso jeito de ser — a sociedade em si —, de conviver através dos espaços, então, foi isso que me inspirou”.
No With, Marina é responsável pelo projeto luminotécnico. Trabalhando em conjunto com Thais e Luciana, a arquiteta trouxe o conceito do empreendimento, que carrega, desde o nome, a ideia de bem receber as pessoas, projetando uma iluminação com aspecto convidativo e, principalmente, aconchegante nos espaços.
“A nossa ideia com a iluminação foi tentar estender o espaço do apartamento pros espaços comuns, estimulando que todos tenham sempre essa convivência maior nas áreas onde elas têm essa possibilidade.”
Para homenagear as mulheres que fazem o With, produzimos um material especial! Assista ao vídeo em que Thais Reali, Luciana Mutti de Morais e Marina Frigeri compartilharam um pouco de suas inspirações:
Além dessas mulheres incríveis, também participaram do projeto a arquiteta Monique Genari, do Studio Prudencio, que contribuiu com o projeto executivo e de compatibilização, feito em sistema BIM; e as arquitetas Evelise Tellini Vontobel e Maíra Barcellos, da Tellini Vontobel Arquitetura, responsáveis pelo projeto paisagístico.
Todas essas mulheres, em suas áreas, trouxeram visões diferentes para o projeto de pesquisa e para o With. Somos muito gratos pelo trabalho e por todas as contribuições para criarmos esse empreendimento único em cada detalhe e que, sem dúvidas, vai impactar positivamente não somente a vida dos seus moradores, mas ao bairro e a cidade. Vocês são a nossa inspiração!