arquiteta-evelise-tellini-vontobel

Tellini Vontobel: como utilizamos a arquitetura de exteriores para trazer conforto ao With

A arquitetura de exteriores está presente nos principais empreendimentos imobiliários das grandes metrópoles mundiais. Esse tipo de projeto arquitetônico agrega valor às construções em que estão inseridos, além de contribuírem positivamente para a qualidade de vida daqueles que moram e transitam por estes ambientes.

Para conceituar melhor a arquitetura de exteriores e entender como ela foi utilizada para trazer conforto ao nosso empreendimento, With — Inviting Home, conversamos com a renomada arquiteta Evelise Tellini Vontobel, responsável pelo escritório Tellini Vontobel, que esteve presente conosco no projeto.

Arquitetura de exteriores ou paisagismo?

Antes de mais nada, cabe entender do que se trata a arquitetura de exteriores. Confundida muitas vezes com paisagismo — ou ainda projeto paisagístico —, a arquitetura de exteriores é um dos principais ramos da arquitetura, e que está presente não somente em prédios, mas também no planejamento das cidades. Portanto, reduzi-la a um termo como paisagismo acaba minimizando o valor do trabalho desses profissionais, uma vez que não se trata apenas da escolha da vegetação, mas se trata de algo mais complexo, global e integrado à arquitetura do edifício.

“O projeto que a gente faz começa no meio-fio e termina, nesse caso [do With], no rooftop.”

Evelise Tellini Vontobel esclarece que o projeto de arquitetura de exteriores tem a obrigação de ter um “olhar do todo”. Logo, o arquiteto responsável precisa se preocupar como questões como “o que está sendo feito internamente?”, “qual a leitura que o prédio está dando?”, para que o projeto do exterior seja o mais assertivo possível.

“Eu não enxergo o paisagismo somente como uma solução vegetal dos espaços. Eu entendo que a gente trabalha como se fosse uma construção de um espaço externo para ele se equilibrar aos espaços construídos e gerar uma harmonia do espaço global. Isso quer dizer que pode ser num rooftop, pode ser num empreendimento, pode ser numa casa, pode ser numa cidade, pode ser num condomínio. Porque o foco é sempre isso: fazer do elemento da paisagem um elemento transformador das sensações desse espaço. E esse é o grande poder da vegetação.”

Como utilizamos a arquitetura de exteriores no With

Quem gosta do bairro Petrópolis gosta do verde. Logo, não faz sentido pensar em um projeto no bairro que desconsidere a presença de natureza. Na verdade, quanto mais verde esse espaço tiver, mais integrado ao bairro ele será. O fato da vegetação estar presente na arquitetura é fundamental.

Por isso, desde o princípio, esse projeto carregou a importância de fazer um bom uso de elementos verdes. Evelise relembra as primeiras reuniões de conceito do projeto, quando foi discutida a importância — e também o diferencial — de um rooftop em um empreendimento como o With.

“É uma tendência bem forte. A gente tem trabalhado bastante nesse conceito e também gera para os moradores um diferencial, porque subir à cobertura é muito melhor do que estar em um jardim no térreo — porque tu tem vista, tu tem verde, tu tem passarinho, tu tem o céu, com muito mais intensidade.”

rooftop With - Tellini Vontobel

Para Evelise, um rooftop como o realizado no With tem muito valor, principalmente quando analisamos o que está sendo feito no mercado imobiliário contemporâneo. A arquiteta aponta que um espaço como esse diferencia-se principalmente por proporcionar uma grande variedade de atividades aos moradores.

Esse espaço conta com uma bela parrilla e um lounge com piscina — conceituada para formar um todo. Ou seja, a pessoa sobe para o rooftop e pode, ao mesmo tempo, estar tomando sol, fazendo seu churrasco, conversando com outras pessoas e ainda curtindo a belíssima vista do bairro.

piscina With

A piscina, inclusive, é um grande ponto no projeto do empreendimento. Isso porque, inicialmente, não tínhamos a intenção de tê-la. Porém, através da pesquisa que realizamos para o With, percebemos o desejo do público e decidimos incorporá-la ao projeto. O mais interessante no projeto do rooftop, elaborado pelo escritório Tellini Vontobel, é a integração que ela possui com o restante do ambiente.

“A gente tentou juntar tudo que está bastante em voga nos dias de hoje para traduzir esse produto e a gente conseguiu um efeito muito interessante, porque conseguiu mesclar área verde com área construída e dar o equilíbrio e a sensação de jardim, mesmo estando no rooftop.”

Vontade de bem receber

Assim como a piscina, descobrimos durante a pesquisa o forte desejo de bem receber. Esse sentimento foi refletido em cada uma das etapas do projeto e, é claro, não poderia estar de fora da arquitetura de exteriores.

Segundo Evelise Tellini Vontobel, o projeto de exteriores faz parte do “cenário do todo” e, quando um empreendimento tem o projeto específico pensando com carinho para ser transformador, ele vai agregar muito valor no momento em que as pessoas forem receber os seus convidados.

“Ninguém quer trazer para dentro da sua casa os convidados quando tu não tem todo um visual, um acesso, uma entrada, uma recepção e um apartamento que condizem com aquilo que tu acredita; com aquilo que tu lutou tanto para comprar e para estar, né!?”

Acesso With - Tellini Vontobel

Aliado a isso, está o conforto, o bem-estar e a sensação de estar na sua casa. Segundo Evelise, quando se arruma essas áreas de um empreendimento, elas passam a ser suas — “o teu apartamento vira uma grande casa”.

“A frente do edifício é teu, o rooftop é teu, o hall de entrada é teu, porque ele fala a tua linguagem e ele traz aquilo que tu entende que seja um valor. Eu acho que isso tudo faz parte desse novo cenário onde as pessoas estão — até por uma questão de segurança — se voltando muito para dentro de casa e querendo trazer as pessoas para dentro de casa e os amigos para a sua casa.”

Como a arquitetura de interiores do With se diferencia

Aproveitamos a oportunidade para perguntar à Evelise quais os aspectos do projeto do With que ela mais gosta e de que forma ele diferencia dos demais projetos de exteriores que estão sendo feitos atualmente.

“O que eu gostei é que, o jardim frontal, ele não tem grama — ele só tem vegetação. Então ele vai ser exuberante. Isso dá um diferencial. Por ele ser pequeno, ele é aconchegante.”

Um dos grandes diferenciais do projeto para o With é que foi criado um espaço com um conceito bem natural, em que se utilizaram misturas de vegetação e canteiros que não são rígidos. As vegetações criam um conjunto, como se fossem da paisagem natural, que tivessem sido resgatados com o empreendimento. Evelise aponta que esse é um dos primeiros projetos da cidade a utilizar essa linguagem mais natural.

Apartamento Garden

Além disso, Evelise Tellini Vontobel também destacou os espaços de jardim privativo dos apartamentos garden. Segundo a arquiteta, o garden é uma forte tendência, que agrega muito valor ao projeto. A arquiteta finaliza a entrevista ressaltando a qualidade do projeto do With.

“Nós trabalhamos assim: cada projeto é único. Não existe receita e não existe copia e cola. A gente quer sempre entender o cliente — e os clientes que ali vão habitar — e entregar aquilo que eles estão buscando.”

É um projeto surpreendente que vai agradar muito o público do bairro. Ficou curioso para conhecer o projeto do With? Apostamos que você vai se apaixonar. Clique aqui e conheça!