Mobilidade urbana: conheça as alternativas em Porto Alegre

Já tivemos a era dos bondes, dos ônibus, dos táxis, dos carros por aplicativo, e agora!? A cada dia que passa, as ruas estão tomadas por novos meios de transporte. Bicicletas e patinetes têm facilitado a locomoção pelas ruas de Porto Alegre e facilmente estão sendo utilizados e incorporados nas rotinas de quem precisa se locomover de forma rápida e sustentável. Conheça agora as novas e principais alternativas de mobilidade urbana em Porto Alegre.

Patinetes elétricos

Mobilidade urbana: conheça as alternativas em Porto Alegre
Foto: Marcelo Brandt/G

Os patinetes elétricos caíram no gosto dos brasileiros, e algumas cidades vêm sendo tomadas por essa nova moda de transporte alternativo. Esses novos veículos facilitam a vida de quem deseja se locomover por médias distâncias sem muito esforço físico, sem muito gasto e sem poluir o ar. As empresas que distribuem e administram os serviços na cidade são a Grin e a Yellow. Ambas funcionam com aplicativos que localizam e desbloqueiam os patinetes para o uso. Ainda estão sendo criadas regulamentações, mas o ideal é que o usuário use capacete e respeite a velocidade indicada para cada ambiente 8 km/h na calçada e 20 km/h nas ciclovias.

Itaú Bikes

Mobilidade urbana: conheça as alternativas em Porto Alegre
Foto: Joana Berwanger/Sul21

O Bike Poa é um serviço oferecido pelo Banco Itaú em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, já funcionando há alguns anos na cidade. Assim como os patinetes elétricos, ele funciona como um serviço de transporte alternativo através do empréstimo de bicicletas aos usuários. A diferença é que as bicicletas não são elétricas e não são estacionadas em qualquer lugar, tendo suas próprias estações em pontos estratégicos da cidade. Há vários modos de utilizar o serviço, sendo mais recorrente o pagamento de mensalidade através do aplicativo para utilizar quando quiser. Também é possível retirar as bikes usando o cartão TRI (Transporte Integrado de Porto Alegre). A cidade hoje conta com 41 estações e 410 bicicletas compartilhadas disponíveis.

Yellow Bikes e Loop Bike Sharing

Mobilidade urbana: conheça as alternativas em Porto Alegre
Foto: Loop/Divulgação

Esses dois serviços trabalham de maneiras semelhantes. A partir de estabelecimentos parceiros, disponibilizam suas bikes para que as pessoas possam se locomover pela cidade. Os pagamentos e o desbloqueio, tanto a Yellow quanto a Loop, também são feitos via aplicativos. A Yellow ainda conta com a opção de comprar créditos com dinheiro nos estabelecimentos parceiros, uma boa opção para quem não usa cartões de crédito. O uso de bicicletas tende a crescer nos próximos anos, já que a prefeitura da cidade recebeu o aval do Ministério de Desenvolvimento Regional para captar recursos e aumentar a malha de ciclovias de Porto Alegre.

Além destes serviços citados, há um novo modelo de mobilidade urbana baseado no compartilhamento de carros, que vem sendo cada vez mais utilizado nas capitais brasileiras: o car sharing. Você pode saber mais sobre o serviço nesta matéria publicada pelo Estadão.

E aí, pronto para se locomover com mais facilidade pela cidade? Lembrando que esses serviços estão disponíveis apenas nos mais completos bairros de Porto Alegre, e o Petrópolis, onde está localizado o novo empreendimento da Libel, o With, é um destes! Conheça esse novo empreendimento e venha viver no Petrópolis.