Tendências arquitetônicas: o futuro do home office
A arquitetura é uma técnica que mistura ciência e arte, sempre sujeita às mudanças sociais. Hábitos de vida, formas de trabalho e de convivência social impactam diretamente a forma como a arquitetura se apresenta cada transformação. Em meio à atual pandemia, com as prerrogativas de isolamento social e as recomendações para o home office, ela também está em processo de mudança, a fim de adaptar-se às novas necessidades. A Libel Construtora, sempre atenta às tendências arquitetônicas, traz, neste conteúdo, alguns insights sobre o futuro do home office. Acompanhe!
Tendência mundial
Acompanhando a tendência mundial, o Brasil também se encaminha para a consolidação do modelo de trabalho remoto. Segundo estudo da Cushman & Wakefield para o InfoMoney, publicado no início de maio, por volta de 40% das empresas adotarão o home office de maneira definitiva. Para os entrevistados, diretores e executivos de 122 empresas brasileiras, o modelo tem funcionado bem e continuará mesmo depois da pandemia passar.
Outro dado importante é que mesmo as empresas que não adotaram o home office precisarão se adaptar às novas regras de distanciamento, com espaços maiores ou rodízios entre os funcionários. Especialistas no setor acreditam que a tendência será o chamada “six feet”, um modelo de escritório em que os espaços de trabalho entre cada profissional é maior, sendo equivalente a aproximadamente 1,8 metros.
A importância da arquitetura
Segundo o site ArchDaily, estima-se que 900 milhões de pessoas estão ou já estiveram em situação de quarentena domiciliar no primeiro semestre de 2020. A quarentena mudou a forma como nos relacionamos com a casa, pois, se antes ela era somente sinônimo de descanso e lazer, agora ela também deve acomodar rotinas de trabalho e maior convivência entre os moradores. Assim, a arquitetura tem um papel fundamental na reorganização dos espaços e, consequentemente, na rotina das famílias. Espaços separados, aproveitamento inteligente e funcionalidade de móveis são aspectos fundamentais para garantir a produtividade e a privacidade de cada um na dinâmica familiar.
O Home Office
Para montar o home office perfeito, o ideal é que você tenha um espaço exclusivo para isso. Opte por um lugar com boa incidência de luz natural, que ajuda a manter a disposição e produtividade. Em relação às lâmpadas, procure colocá-las direcionadas à sua mesa e invista em luzes brancas, que proporcionam maior foco e concentração. Além disso, preste atenção na ergonomia, afinal a má postura pode trazer malefícios para o seu corpo, comprometendo a sua rotina. Por isso, invista em uma cadeira confortável e uma boa mesa para digitar e realizar as demais tarefas.
Outra dica fundamental é ter uma boa conexão à internet e usar e abusar das ferramentas digitais, como Zoom Meetings, Hangouts Chat e Meet, Microsoft Teams, Trello, Basecamp, RunRun.It, Skype, entre outros. Assim, você se mantém em constante diálogo com a sua equipe, mesmo que remotamente, conferindo maior agilidade no cumprimento de demandas. Finalmente, para o dia render mais, inclua na decoração algumas plantas, cores variadas e outros objetos decorativos que estimulem a criatividade e possibilitem aquela pausa estratégica no meio do expediente.
Segundo especialistas, o home office é uma tendência que veio para ficar, independente do período que estamos vivendo. Por isso, aproveite as dicas da Libel e invista no seu espaço para trabalhar de casa com maior conforto e qualidade. Para outras dicas, continue acompanhando o nosso blog.
Leia também: HOME OFFICE: 6 DICAS PARA MELHORAR SUA PRODUTIVIDADE EM CASA