4 truques para organizar seu apartamento com pequenas mudanças

Não há dúvidas de que uma casa limpa e organizada tem efeitos positivos em nossa relação com o ambiente. Segundo a especialista em organização, Marie Kondo, da série Ordem na Casa, “quando você coloca sua casa em ordem, você coloca sua vida e seu passado em ordem também”, impactante, não é?! Pensando neste período, em que estamos passando muito mais tempo em casa, a Libel selecionou 4 truques para organizar seu apartamento com pequenas mudanças. Quer saber mais? Acompanhe este conteúdo! 

1. Antes de começar

Antes de começar a organização de fato, o ideal é tirar um tempo para planejar como ela será feita. Faça um cronograma separando a organização por cômodos e categorias. Assim, você não corre o risco de desanimar no meio do processo ou de deixar itens por fazer. A dica dos especialistas é não tirar tudo do lugar de uma vez só, mas programar, a fim de que a organização seja feita por etapas. Se pensar em desistir, lembre-se de ter em mente o porquê você está organizando a casa e a diferença que isso fará na sua rotina — afinal é um cuidado que você tem com o seu espaço e com a sua família.

2. Mantenha o necessário

Esta regra serve tanto para a cozinha, quanto para quartos, escritório ou banheiro. Analise o que de fato você utiliza no seu dia a dia e mantenha somente o necessário. Elimine os excessos, itens repetidos ou com a validade vencida, como produtos de higiene, beleza e até remédios. Para peças como roupas e acessórios, aqueles que não cabem mais ou que você já cansou de usar podem ser destinados à doação, ajudando quem precisa, ou encaminhados para customização, abrindo espaço para renovar as energias.

3. Escolha um lugar para cada item

Um dos principais desafios não é exatamente organizar a casa, mas sim mantê-la organizada. Para ajudar, escolha um lugar específico para cada coisa, separando-as por categorias. Na cozinha, una potes com potes, assadeiras com assadeiras e panelas com panelas. No quarto, camisetas, calças, casacos, dentre outros itens, todos devem ter seu lugar determinado. Assim, quando estiver procurando por algo, com certeza será muito mais fácil encontrá-lo — e colocá-lo no lugar quando não precisar mais. Portanto, opte por setorizar ao máximo: utilize colmeias de organização, gavetas, cestos, caixas, ganchos e bandejas para que cada item fique no seu lugar.

4. Escolha seu método de organização

Existem diversas maneiras de organizar um espaço, e você pode escolher a que melhor se adequa à sua realidade. A organização pode ser feita por categorias, conforme já foi falado, mas também pode ser por uso, por cor, por material, entre outras técnicas. Tudo vai depender de como essa mudança será incorporada no seu dia a dia. Aqui, vale lembrar outra lição de Marie Kondo, em que ela explicita que arrumar a casa é uma ferramenta, não um objetivo. Logo, não se organiza só para ter uma casa em ordem, mas sim para economizar tempo e ter menos estresse no cotidiano.

E você, como gosta de organizar a sua casa? Esperamos que essas dicas possam facilitar o seu dia a dia. Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog da Libel.

Leia também: TENDÊNCIAS ARQUITETÔNICAS: O FUTURO DO HOME OFFICE