Dia Nacional do Livro: 4 filmes para apaixonados por literatura brasileira

29 de outubro é o Dia Nacional do Livro. A literatura brasileira é riquíssima e possui diversas vertentes, como romântica, realista ou moderna — variando também em relação a questões regionais e culturais. Muitos dos clássicos brasileiros foram adaptados para o cinema, presenteando o público com ainda mais emoção e realismo. Para marcar a data, a Libel selecionou 4 filmes para os apaixonados pela literatura brasileira. Confira!

 

1. O Auto da Compadecida

A primeira dica não poderia ser outra. Quando se pensa em filme brasileiro adaptado da literatura, o Auto da Compadecida é o mais famoso e aclamado. Adaptado da obra de maior prestígio de Ariano Suassuna, o longa, lançado no ano 2000, tem direção de Guel Arraes e é estrelado por Selton Mello e Matheus Nachtergaele. Foi o filme brasileiro de maior bilheteria de 2000, sendo visto por mais de 2 milhões de espectadores. Atualmente, é considerado um clássico do cinema nacional. É possível assisti-lo no facebook através desse link ou como minissérie na Globoplay.

 

2. Memórias Póstumas de Brás Cubas

Outro filme aclamado pela crítica e pelo público é a adaptação ao cinema de  Memórias Póstumas de Brás Cubas, dirigido por André Klotzel, com elenco como Reginaldo Faria, Sônia Braga e Marcos Caruso. A obra cinematográfica é bem fiel ao livro, resultando em comédia irônica, sarcástica e muito divertida — bem ao estilo Brás Cubas. Para assistir, é só clicar neste link.

 

 

3. Capitães de Areia

Jorge Amado é um dos escritores brasileiros mais importantes e se destacou no movimento modernista na década de 1930, em que as questões sociais começaram a aparecer com mais força na literatura nacional. Capitães de Areia retrata a vida de um grupo de menores abandonados, que crescem nas ruas da cidade de Salvador na Bahia. A adaptação para o cinema estreou em 2011 e foi dirigida por Cecília Amado, neta do autor, que realizou o filme em homenagem ao avô. Assista o trailer do filme disponível no Youtube.

 

4. Sonhos Tropicais

Nossa última dica é o filme Sonhos Tropicais, baseado no romance homônimo do escritor gaúcho Moacyr Scliar. O filme tem como pano de fundo a Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro no início do século XX. Ao mesmo tempo em que o episódio histórico é recontado, duas narrativas se entremeiam: a do jovem médico sanitarista Oswaldo Cruz e a da jovem judia polonesa Esther. Na época, havia muita instabilidade no país por conta da crise instaurada pela recusa das pessoas em receber a vacina. Esther se posiciona, apresentando-se voluntariamente para receber a vacina. Sua iniciativa é elogiada por Oswaldo Cruz, tomando-a como exemplo, conclamando enfermeiros, políticos e médicos a fazerem o mesmo. Mais sobre a sinopse e detalhes do filme neste link.

Gostou das nossas dicas? Agora é só escolher o filme, preparar a pipoca e aproveitar. A Libel sempre traz os melhores conteúdos para você. Continue acompanhando nosso blog

Leia também: DIA INTERNACIONAL DA FOTOGRAFIA: 3 DOCUMENTÁRIOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ ASSISTIR