Dia do Arquiteto: faça o quiz e veja o que você sabe sobre a profissão
15 de dezembro marca o Dia do Arquiteto, uma data muito importante para a Libel Construtora, afinal somos uma empresa fundada e dirigida por arquitetos que prezam pela qualidade de suas construções, sempre atentos aos acabamentos e materiais empregados.
Para celebrar a data, preparamos um conteúdo especial com um quiz com curiosidades sobre a arquitetura, profissão tão importante, responsável por transformar ambientes e trazer beleza e funcionalidade para os espaços.
Quiz
1. A arquitetura é responsável por ordenar os espaços, sejam eles internos ou externos
Verdadeiro. Segundo a definição do arquiteto brasileiro Lúcio Costa, a “arquitetura é, antes de mais nada construção, uma construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando à determinada intenção”. E isso pode ser feito tanto em ambientes internos, quanto em projetos urbanísticos externos.
2. Isay Weinfeld, Burle Marx e Rosa Kliass são arquitetos brasileiros
Falso. Burle Marx foi um artista plástico brasileiro que ficou reconhecido internacionalmente por sua atuação como paisagista, contribuindo de forma inovadora para diferentes projetos arquitetônicos.
3. A arquitetura já foi um esporte olímpico
Verdadeiro. Durante as primeiras quatro décadas dos Jogos Olímpicos modernos, a arquitetura era considerada um esporte olímpico, assim como música, pintura, escultura e literatura. O barão Pierre de Coubertin, que fundou o Comitê Olímpico Internacional, considerava a arte uma parte essencial da competição, porém havia uma exigência: que cada proposta de arte tivesse relação com o esporte.
4. A arquitetura só começou a se desenvolver na era greco-romana
Falso. A arquitetura é uma arte que surge a partir da relação entre o homem e o espaço, devido à necessidade de organizar os ambientes de acordo com seu estilo de vida. Portanto, ela é anterior à era greco-romana, apresentando manifestações desde o período neolítico, com construções rudimentares feitas com pedras, madeiras e metais.
5. “The Sims” foi originalmente projetado como um simulador de arquitetura
Verdadeiro. O The Sims tem como o conceito original o SimCity, um jogo em que os jogadores desenham casas, enquanto os personagens autônomos testam a funcionalidade e o sucesso do projeto.
6. Arquitetura é algo fixo e imutável
Falso. A arquitetura muda não somente com a influência da sociedade, adaptando-se a novos estilos e necessidades, mas também com os próprios materiais com que são feitas as peças. Um exemplo clássico é a Torre Eiffel, um dos edifícios arquitetônicos que pode aumentar sua altura ao longo do tempo. Todo verão, o prédio registra um aumento entre 6 a 15 centímetros devido à dilatação térmica do metal.
7. Existem prédios em que a própria estrutura toca música ou produz energia elétrica
Verdadeiro. O que toca música é o prédio conhecido como Wall of the Funnel, localizado em Dresden, Alemanha. O edifício produz música quando chove, pois seu sistema de drenagem, calhas e funis constitui um emaranhado que produz sons de acordo com o fluxo de água em suas estruturas. Já na produção de energia há o Bahrain World Trade Center, que foi uma das primeiras edificações a utilizar turbinas eólicas em sua estrutura. O objetivo das turbinas é o aproveitamento da energia dos ventos para ser utilizada no próprio prédio, economizando energia elétrica.
A Libel parabeniza todos os arquitetos pelo seu dia e continua trabalhando para engrandecer a profissão em cada um de nossos projetos. Para mais conteúdos de arquitetura, continue acompanhando o nosso blog.
Leia também: ARQUITETURA EM FAMÍLIA: CONHEÇA A HISTÓRIA DA LIBEL