4 dicas para criar ambientes integrados na sua casa

Ambientes integrados trazem uma sensação de amplitude para os espaços e tornam a convivência muito mais agradável, além de contribuírem para uma melhor distribuição de luz natural e ventilação dos cômodos. Quer saber mais sobre o assunto? A Libel selecionou 4 dicas para criar ambientes integrados na sua casa. Confira o conteúdo. 

 

Ambientes externo e interno

Para quem mora em apartamento tipo garden, uma ótima opção é fazer a integração entre os ambientes interno e externo. Além de ser uma tendência do mercado imobiliário, ela proporciona um espaço único, charmoso e funcional. Para montá-lo, utilize portas de vidro com persianas ou cortinas que permitam a comunicação com os cômodos, mas sem prejudicá-los em caso de intempéries ou da necessidade de mais privacidade. 

 

Decoração unificada

Para dar a sensação de integração, o ideal é que os cômodos estejam de acordo uns com os outros quanto à decoração. Uma dica é utilizar os mesmos tons neutros em todos os espaços e fazer intervenções pontuais com cores, pontos de luz e objetos decorativos para diferenciar um ambiente do outro. Assim, os recintos conversam entre si, o que os torna visualmente agradáveis e confortáveis para o uso. 

 

Divisórias simbólicas

Engana-se quem pensa que os ambientes integrados são totalmente abertos. Eles podem ser, claro, mas também é possível utilizar divisórias simbólicas ou volantes, que são colocadas de acordo com as necessidades dos moradores. Para tanto, para fazer uma divisão bem leve e discreta entre os cômodos, você pode usar um cobogó, um tipo de biombo móvel, ou estantes com prateleiras. O bom da estante é que ela pode servir tanto como divisória quanto como elemento decorativo, onde se pode colocar livros, plantas, esculturas e afins.

Outra alternativa é se valer da própria disposição dos móveis para delimitar os espaços de forma suave. Utilize os próprios sofás, poltronas e tapetes para montar os ambientes e, assim, eles mesmos irão delimitar onde ficam as áreas de estar e de jantar, a cozinha e a varanda gourmet, por exemplo. Outros elementos que contribuem para essa demarcação são as luminárias de chão, as esculturas e as pinturas de cores diferentes nas paredes de cada recinto.

 

Cuidados com a estrutura

Outra dica fundamental para criar ambientes integrados com toda a segurança é verificar a estrutura do espaço. Antes de derrubar alguma parede ou realizar alguma mudança mais profunda, é preciso confirmar se esses itens não são estruturais. Caso contrário, você correrá o risco de danificar o imóvel e comprometer toda a essência da integração. No caso de apartamentos, priorize empreendimentos que já contem com essa possibilidade planejada desde o início, a fim de evitar problemas com o condomínio. 

No With – Inviting Home, a parte social é totalmente integrada, unindo cozinha, churrasqueira, bar e salas de estar e de jantar, e inclui um piso contínuo em todo o local para garantir amplitude aos ambientes. Assim, a circulação fica muito mais agradável e charmosa, além de facilitar a convivência entre os moradores e as suas diferentes atividades. Quer conhecer o With? Entre em contato e visite o apartamento decorado.