4 tendências do mercado de imóveis pós-pandemia
A pandemia do novo coronavírus vem trazendo importantes mudanças sociais e culturais em um curto espaço de tempo — transformações que afetam a nossa vida cotidiana, nossa relação com o ambiente doméstico e com o modo de trabalhar, consumir e viver. Pensando no setor imobiliário, a Libel selecionou 4 tendências do mercado de imóveis pós-pandemia. Quer saber mais? Confira o blogpost!
1. Valorização da natureza
Com as recomendações sanitárias de distanciamento social, a fim de evitar a disseminação do vírus, tornou-se evidente a valorização da natureza, dentro e fora de casa. A ampla procura por um contato maior com áreas verdes se traduz, no setor de imóveis, por unidades que tenham janelas amplas, sacada, jardim ou um espaço ao ar livre, como apartamentos com rooftops. Em suma, espaços que promovam qualidade de vida e possibilitem o bem-estar estão em alta e, sem dúvidas, trata-se de uma tendência que veio para ficar no ramo imobiliário.
Leia mais: TELLINI VONTOBEL: COMO UTILIZAMOS A ARQUITETURA DE EXTERIORES PARA TRAZER CONFORTO AO WITH
2. Consolidação do Home Office
Nestes tempos, o espaço doméstico teve que ser desdobrado em diversas facetas para atender as necessidades de divertimento e descanso, bem como de trabalho e estudo. Ter um local específico para o trabalho, comumente chamado de Home Office, tornou-se imprescindível no novo normal. Logo, apartamentos de dois quartos, em que um deles se transforma no escritório, têm sido extremamente valorizados, de forma a atender diferentes necessidades dos moradores.
3. Destaque para o consumo local
Muitas empresas sentiram os efeitos econômicos da pandemia, e para ajudá-las tornou-se ainda mais forte o movimento em prol dos pequenos negócios. Lojas, restaurantes e padarias de bairro ganharam destaque especial neste tempo em que o comércio local têm sido amplamente valorizado. Por isso, bairros predominantemente residenciais, mas com comodidades por perto, têm se destacado na nova realidade do mercado imobiliário.
4. Relevância da casa própria
Outra tendência para o setor imobiliário é a retomada da importância da casa própria. Ter um lugar para chamar de seu nunca deixou de ser algo valorizado na cultura brasileira, mas vinha perdendo força nos últimos anos. Entretanto, neste período de tanta insegurança, o imóvel próprio tornou-se sinônimo de conforto e proteção. A segurança que a casa própria oferece para as famílias é uma ótima garantia em tempos de instabilidade, já que, economicamente falando, os imóveis também figuram como um investimento seguro e rentável, como já falamos aqui neste post.
Gostou de saber das tendências do mercado imobiliário? Aqui, no blog da Libel, você encontra os melhores conteúdos sobre mercado imobiliário, arquitetura, decoração, viagens e lifestyle. Continue nos acompanhando!
Leia também: ILUMINAÇÃO NATURAL: A IMPORTÂNCIA DO SOL PARA O SEU BEM-ESTAR