Roteiro: Um dia no bairro Petrópolis
Um dos mais arborizados e tradicionais bairros residenciais de Porto Alegre, o Petrópolis concentra em sua extensa área – com mais de 330 hectares –, grande variedade de serviços, conveniências e opções de lazer. Para mostrar a diversidade da região, que no passado teve seus terrenos ocupados por chácaras de importantes famílias, elaboramos um roteiro com sugestões para (re)descobrir todos os encantos dessa parte da cidade.
8h30 – Que tal começar o dia com um café da manhã com sotaque uruguaio? Na Mercopan, você encontra um cardápio com doces, pães, salgados e alternativas saudáveis, oferecendo uma boa maneira de carregar as energias para passear pelo bairro. Mediaslunas, alfajores e pasta frola são alguns dos produtos típicos do Uruguai que podem ser encontrados na padaria, que surgiu na cidade de Salta e chegou a Porto Alegre em 2008.
Endereço: Avenida Ijuí, 641
9h30 – Ali pertinho fica a Praça Carlos Simão Arnt, mais conhecida como Praça da Encol. O local é ideal para praticar esportes, como caminhada, corrida, beach tennis e futevôlei, para levar os pets para brincarem em um espaço com segurança ou apenas para sentar na grama e tomar um chimarrão.
Endereço: Avenida Nilópolis, s/n
11h – Antes do almoço, uma dica é resolver todas as pendências do dia, como ir ao supermercado, banco e comprar aqueles alimentos naturais que faltam em casa. E o bom é que dá para fazer tudo isso sem sair do Petrópolis. Na Avenida Protásio Alves, por exemplo, ficam diversos bancos, ferragens, farmácias e pequenos comércios. Já o Divina Terra é o lugar perfeito para reabastecer a dispensa com castanhas, cereais e itens sem glúten e lactose.
Endereço: Rua Barão do Amazonas, 238
12h30 – Para um almoço diferente, a sugestão é a República de la Boca. Trazendo as cores marcantes do Caminito, de Buenos Aires, o lugar conta com clássicos da gastronomia portenha, como parrilla, chinchulines, matambrito e o que de melhor a Argentina tem a oferecer.
Endereço: Avenida Bagé, 489
Fim de tarde com pôr do sol
14h – Um café depois do almoço é sempre bem-vindo. O Z Café, também na Nilópolis, em frente à Praça da Encol, possui um deck de madeira onde se pode ficar apreciando o verde da praça.
15h – Circulando pelo Petrópolis, aproveite para conhecer a Galeria 189 e visitar a exposição em andamento. Criado pelos artistas Adma Corá, Jacky Cavallari e Kika Costa, o espaço funciona ainda como uma loja de decoração e tem forte vínculo com a produção de peças em cerâmica e madeira.
Endereço: Avenida Bagé, 189
16h15 – Pausa para desfrutar das vantagens de ter um clube na região. No Grêmio Náutico União (GNU), além da infraestrutura para esportes, piscinas e academia, os sócios contam com uma agenda intensa de eventos ao longo do ano, como bailes de carnaval para adultos e crianças, festivais de cerveja artesanal, réveillon e outras festas. No bairro, o GNU possui outra sede, a do Petrópolis Tênis Clube, incorporada em 2017.
Endereços:
GNU Alto Petrópolis – Avenida João Obino, 300
GNU Petrópolis Tênis Clube – Rua Faria Santos, 451
18h – Com o fim da tarde chegando, uma boa pedida é escolher um lugar especial para ver o pôr do sol. A dica é ir até o Complex Skatepark. Além da pista de skate, o local tem mesas ao ar livre e distintas alternativas para tornar esse momento ainda mais agradável com drinks, cerveja, comida mexicana, hambúrguer ou sushi.
Endereço: Avenida Protásio Alves, 3839
Happy hour e jantar no Petrópolis
20h – O Caverna do Ratão é outro clássico do bairro. Um dos mais antigos bares da cidade, ele é ideal para um happy hour regado a chopp e para experimentar os famosos bolinhos de carne recheado com queijo e os de bacalhau.
Endereço: Avenida Protásio Alves, 1709
21h30 – Para o jantar, não faltam opções. A Churrascaria Barranco é um verdadeiro patrimônio porto-alegrense. O tradicional restaurante possui mesas no lado externo, embaixo de árvores, criando um ambiente agradável para provar ótimos pratos com carne. Quem prefere comida japonesa, pode ir ao Saikô e degustar delícias da moderna comida oriental. Já para quem gosta de algo mais temperado, a sugestão é o Pueblo, especializado em comida mexicana.
Endereços:
Churrascaria Barranco – Avenida Protásio Alves, 1578
Saikô – Avenida Ijuí, 668
Pueblo – Avenida Ijuí, 147
23h – E para a esticada final da noite e do nosso roteiro, uma alternativa é o Boteco Pedrini, que fica aberto até a madrugada.
Endereço: Avenida Protásio Alves, 1472
Gostou das dicas? Compartilha com a gente o que você mais gosta de fazer no Petrópolis!