Dicas de iluminação para valorizar os ambientes do seu apartamento

Com a iluminação certa, qualquer ambiente da sua casa pode se transformar em um cenário de cinema! Além de ser necessária para dar conforto e luminosidade aos interiores que não recebem luz natural, a iluminação também é indispensável para criar um clima que favoreça percepções de bem-estar por toda a casa.

Um projeto de iluminação abrange muitos aspectos, como decoração, elaboração de ambientes funcionais para diferentes fins e valorização espaços e detalhes. Embora a escolha da iluminação dependa muito de gostos pessoais e de propostas diferentes, neste post, nós, da Libel Construtora, vamos ajudar você com dicas que o ajudarão a tornar a sua casa ainda mais do seu jeito!

Temperatura e Intensidade

Antes de tudo, o projeto de iluminação deve levar em conta o uso de cada de ambiente. Para espaços mais íntimos e que requerem sensação de acolhimento, são recomendadas as lâmpadas com temperatura de cor mais baixa (2400K a 3000K), ou seja de tom mais quentes. A luz mais amarelada é indispensável em quartos e salas de estar ambientes que são propícios a um clima de relaxamento.

A luz branca, mais neutra com temperatura de cor de 3000K a 4000K, é indicada para espaços que necessitem de uma luminosidade que desperte mais a  atenção, apresentando-se de forma mais intensa, como em cozinhas e escritórios.

Outra dica valiosa é implementar um sistema de iluminação que permita criar cenas através de uma automação ou com com o uso de um dimmer, algo que possibilite controlar a intensidade da luz nos ambientes, criando cenas predeterminadas.

Tipos de lâmpadas

Iluminação é também um investimento que não deve ser poupado esforço. Lâmpadas de qualidade, além de terem maior durabilidade, produzem um efeito de melhor desempenho. Atualmente, as lâmpadas de LED são as mais indicadas, por terem um excelente custo-benefício. Além disso, muitos modelos já podem ser dimerizáveis.

Quarto

O quarto é o refúgio da casa, lugar mais reservado e onde a escolha de luzes deve valorizar o conforto. Com isso, esses ambientes podem ser pensados em cenas que se complementem. Por exemplo, ter uma iluminação mais difusa e homogênea no quarto, para limpeza e tarefas diversas, assim como também ter uma iluminação indireta, através de sancas e abajures, que dão uma luz mais confortável e localizada. O importante é poder ter esses diversos elementos e poder ir compondo as cenas conforme o uso: mais luz durante o dia e durante as tarefas do ambiente; menos luz na hora de ir dormir! O escuro também é importante para a qualidade do sono.

Salas de Estar e Jantar

As salas de estar e jantar são, geralmente, os ambientes mais usados da casa ponto de descanso e confraternização entre seus moradores e, por isso, são os ambientes que demandam mais elementos de iluminação para compor cenas mais adequadas a cada função. Para a sala de jantar são indicadas luminárias pendentes bem ao centro da mesa e luzes indiretas, como spots embutidos de foco orientável, abajures e arandelas para auxiliar na iluminação.

Na sala de estar, o ideal é apostar em diferentes fontes de luz que possam ser ligadas em etapas, conforme a necessidade do momento. Utilize a iluminação como forma de destaque a elementos da decoração, como cortinas, quadros, estantes e mobiliário, o que podem ser feito com sancas, spots ou embutidos com foco orientável.

Quando a sala de estar e a de jantar são integradas, a iluminação deve seguir a mesma linguagem, para criar uma conexão entre os ambientes.

Cozinha

Aqui, iluminação de qualidade é fundamental! Como é um ambiente de trabalho, onde alimentos e objetos cortantes são manuseados, a iluminação deve ser pensada de forma a alcançar as principais superfícies. Há o senso comum de que a luz intensa nesses ambientes deve ser fria e mais branca, porém a temperatura de cor não interfere tanto na intensidade de luz. É possível ter uma cozinha acolhedora em um tom de luz mais quente e, mesmo assim, ter a quantidade ideal de luz. Outro fator que deve ser levado em conta é o Índice de Reprodução de Cores (IRC) das lâmpadas que serão utilizadas nesse ambiente, o qual deve ser maior do que 80%. A Iluminação pode ser feita através de luzes difusas no ambiente, e também com iluminação integrada no mobiliário, como prateleiras e armários aéreos, que dão um suporte mais localizado às bancadas.

Banheiro

Por ser um espaço de higiene e beleza, a iluminação do banheiro deve valorizar cada ponto do ambiente. Por isso, é indicado uma iluminação difusa para iluminar o ambiente homogeneamente. Também é possível ter uma iluminação com Índice de Proteção (IP) adequado para suportar a umidade dentro do box do chuveiro. A iluminação dos espelhos, além da luz direta, pode ter uma combinação difusa por meio de luminárias aplicadas nas paredes e espelho, para iluminar o rosto e não criar sombras. Pensar em uma iluminação com o Índice de Reprodução de Cor mais elevado também é interessante e útil.

Gostou das dicas da Libel Construtora? Para nós, cada detalhe de um empreendimento é importante, e o seu conforto vem em primeiro lugar! No With — Inviting Home, nosso novo empreendimento no bairro Petrópolis, foram convidados os especialistas da Studio Fos Iluminação para desenvolver nosso projeto luminotécnico, feito sob medida para você! Conheça o With e apaixone-se.