inverno-no-rs-01-capa

Inverno no RS: 3 cidades para você conhecer

Há quem pense que o inverno é a estação mais linda do ano e não viemos aqui para contrariar ninguém — muito pelo contrário! Sabemos bem como a estação mais fria do ano pode ser charmosa no estado. Por isso, nós, da Libel Construtora, trazemos neste post uma lista imperdível com cidades para você conhecer e aproveitar o que há de melhor no inverno no RS.

Antônio Prado

inverno-no-rs-antonio-prado-01

Para começar a nossa lista, a cidade mais italiana do Brasil. Antônio Prado fica a 173 km de Porto Alegre e guarda preciosidades que você precisa conhecer! 

Fundada em 1899, Antônio Prado conta com o mais completo conjunto arquitetônico da colonização italiana no país — são 48 imóveis do seu centro urbano tombados pelo IPHAN. Cada pedacinho da cidade defende a sua herança e nos faz viajar pelo espaço-tempo, fazendo com que nos apaixonemos por toda a sua atmosfera.

inverno-no-rs-antonio-prado-02
Restaurante Nostra Cantina

Dentre todos os tesouros que Antônio Prado reserva aos turistas, não podemos deixar de mencionar sua gastronomia. No inverno, nada melhor que se deliciar com um belo banquete e, nesse sentido, a cidadezinha não deixa a desejar. Trazendo o melhor da culinária da Itália, não faltam boas opções entre restaurantes, padarias, pizzarias e lancherias, que servem as melhores massas, polentas e cartas de vinhos da região. Como dizem os italianos: mangia che ti fa bene!

Cambará do Sul

inverno-no-rs-cambara-do-sul-03

A terra dos cânions fica ainda mais encantadora no inverno. Parada obrigatória para quem gosta de apreciar as belezas naturais, Cambará do Sul fica a 188 km de Porto Alegre.

Cambará do Sul foi emancipada em 1963, mas sua origem é muito mais antiga — suas terras são fruto da doação de 20 hectares para a Igreja como pagamento de uma promessa à São José. Com seus quase 1.209 km², Cambará se tornou uma atração turística pelos seus cânions e por ser uma das campeãs em baixas temperaturas, com um dos invernos mais frios do estado.

Trilha do Rio do Boi - Cambará do Sul
Trilha do Rio do Boi

Para quem busca um inverno de contemplação e aventura, Cambará do Sul é o destino certo. No Parque Nacional dos Aparados da Serra, você pode conhecer o cânion Itaimbezinho e no Parque Nacional da Serra Geral, o cânion Fortaleza.

O Cânion Itaimbezinho abriga duas trilhas muito famosas: Trilha do Cotovelo e Trilha do Rio do Boi. O horário de visitação do cânion é de terça a domingo, das 8h às 17h — em feriados e datas especiais, o parque abre nas segundas-feiras. Consulte o horário de visita das trilhas aqui.

O Cânion Fortaleza também reserva suas belezas aos visitantes e está aberto diariamente, das 8h às 17h. No site da cidade, é possível conferir todas as informações para entrada nos cânions, bem como conhecer as opções de turismo na região central da cidade, como a Árvore Cambará, cuja folha dá nome à cidade, ao museu e ao centro cultural.

Nova Petrópolis

inverno-no-rs-nova-petropolis-05

E é claro que não poderíamos deixar a Serra Gaúcha de fora em uma lista sobre destinos de inverno no RS. A 87,2 km de Porto Alegre, Nova Petrópolis é uma ótima opção para quem gosta da região, mas quer evitar as multidões de Gramado e Canela.

Conhecida como o “Jardim da Serra Gaúcha”, Nova Petrópolis é um espetáculo de belezas naturais. Um dos pontos turísticos da cidade é o Labirinto Verde, localizado na Praça das Flores (Avenida 15 de Novembro), onde um jardim de 26 m de diâmetro recepciona os visitantes com suas 1.700 mudas de cipreste plantadas. Se você chegar ao centro do labirinto, poderá tirar uma foto em um pódio preparado para você. Na cidade, ainda vale conhecer os parques Aldeia do Imigrante, a rota autoguiada Caminhos Germânicos e o Ninho das Águias, onde é possível fazer voo livre.

Labirinto Verde - Nova Petrópolis
Labirinto Verde — Anelize Santos Pimentel

De colonização alemã, Nova Petrópolis oferece, por fim, opções imperdíveis para amantes de boa gastronomia e cerveja! Um dos restaurantes mais famosos da região é o Unser Haus, um estabelecimento superfamiliar, que serve deliciosos pratos tradicionais da Alemanha, com aquele característico sabor de comida preparada pela avó. O lugar só funciona nas sextas e sábados, com sequência de fondues e opções à la carte a partir das 19h. Aos sábados e domingos é servido o tradicional almoço alemão com comida feita no fogão a lenha.

E para agradar aos fãs da cerveja, a cidade conta com famosas cervejarias, como a Cervejaria Traum e a Cervejaria Edelbrau, cujas fábricas são abertas para visitação, além de contarem com pubs onde você poderá degustar toda a carta de sabores. 

inverno

Leia também: Férias — Conheça destinos gaúchos para aproveitar

Deu para perceber que para quem curte viajar não sobram desculpas para ficar em casa nessa estação. Gostou da nossa lista? Esperamos que você aproveite o que de melhor o inverno no RS tem a oferecer!