Carnaval ao redor do mundo: conheça 4 destinos
O Carnaval do Brasil é o maior e mais famoso do mundo. No entanto, essa não é uma festa tipicamente brasileira. A festividade popular teve origem na Antiguidade Clássica, período em que a celebração a deuses pagãos e à natureza era uma prática comum entre as populações. Séculos depois, a comemoração foi reconhecida pela Igreja Católica e incluída no calendário cristão.
Pensando nisso, a Libel separou 4 destinos diferentes para comemorar o Carnaval. Confira!
Basel, Suíça
A Suíça é famosa pelos alpes, relógios, chocolates e por sediar a maior festa protestante do mundo. Basel, por sua vez, possui o maior Carnaval do país. A festividade, cujo nome em alemão é Basler Fasnacht, é tradicional e pontual: às 4h da manhã começa o ritual Morgestraich, em que todas as luzes da cidade se apagam e as pessoas desfilam pelas ruas com lanternas, máscaras e fantasias, tocando músicas com gaitas, flautas e tambores. O evento ocorre dessa forma desde 1835 e somente moradores da região podem desfilar, tendo uma estrita separação entre os participantes e os espectadores.
Nova Orleans, Estados Unidos
Nova Orleans (ou La Nouvelle-Orléans) é a cidade mais populosa do estado norte-americano de Louisiana e foi fundada por imigrantes franceses no início do século XVIII. Não é à toa que, por influência francesa, uma de suas festas mais famosas é o Mardi Gras, que, assim como no país europeu, acontece na terça-feira de Carnaval.
Tudo na celebração (desde as máscaras e fantasias até os carros alegóricos) leva as cores oficiais da festividade: roxo, verde e dourado, as quais simbolizam a justiça, a fé e o poder, respectivamente. Ela, que já se tornou uma marca registrada de Nova Orleans, é considerada uma das maiores festas populares dos Estados Unidos, atraindo multidões em busca de diversão.
Veneza, Itália
Um dos municípios italianos mais visitados, Veneza se destaca pela diversão e pela alegria de sua festa de Carnaval. Em média, ao longo da festividade, 3 milhões de turistas visitam a cidade que é um símbolo do romantismo, fazendo-a aderir à folia carnavalesca. A celebração na região é uma tradição muito antiga — há registros do século XVI, inclusive. À época, membros da nobreza utilizavam máscaras e trajes típicos para se misturar ao povo.
O Carnaval brasileiro bebe muito da fonte do de Veneza — tanto as vestimentas quanto as máscaras são referenciadas nas festas nacionais. Além disso, a tradição do Rei Momo é uma herança da folia italiana. Em 2020, as festividades em Veneza começam oficialmente no dia 8 de fevereiro e terminam no dia 25. Os bailes mais frequentados são os dos finais de semana e na terça-feira do feriado.
Barranquilla, Colômbia
Considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o Carnaval de Barranquilla é celebrado há mais de 200 anos. A festa colombiana atrai, anualmente, cerca de 1 milhão de turistas e é uma grande mistura de tradições, as quais, inclusive, fazem parte da formação cultural do país. A festividade é responsável por conectar as culturas indígena, africana e europeia.
A celebração garante 4 dias de folia e cada um deles possui suas próprias representações e símbolos folclóricos. Ao ritmo da garatuja e da cúmbia, o Carnaval segue até a terça-feira, momento em que se encerra com o Enterro de Joselito Carnaval, um dos personagens mais famosos do festejo colombiano, representante da alegria, mas que, no entanto, morre após a festança.
O Carnaval de Barranquilla é muito conhecido pelas fantasias, em especial as das marimondas, que são compostas por uma máscara grande e colorida, muito semelhante a um elefante, com nariz longo e orelhas muito compridas. Essas vestimentas tradicionais, assim como os vestidos intensamente coloridos, fazem parte dessa festa incrível.
O Carnaval fora do Brasil também é surpreendente. A festa traz alegria, diversão e muita folia. Ela com certeza vai agitar você também. Gostou das nossas dicas? Nós, da Libel Construtora, estamos sempre dispostos a dar para você as melhores dicas de viagens.
Leia mais: Férias de Verão 2020: 4 destinos internacionais
3 destinos rápidos para sair da rotina
Inverno no RS: 3 cidades para você conhecer